
Ia a sair de uma papelaria, tinha ido comprar um caderno para fazer um diário da minha banda, um coisa engraçada onde conste todas as situações pelas quais a banda vai passando, todas as brincadeiras, um memorando...Afinal somos todos tipos novos...
Quando vou a sair da livraria, olho para os anúncios (para verificar se ainda lá estava o meu das explicações) e foi então que vi o anúncio da foto! Garanto-vos que a princípio pensei que era alguém a oferecer-se para tomar conta de animais domésticos mas depois olhei melhor e alto lá: o anúncios é de alguém que se oferece para tomar conta de idosos!
Deu-me um súbito medo de envelhecer. Senti medo de olhar para o relógio, de respirar, de pestanejar... Afinal um dia também serei idoso, todos seremos e será que alguém vai querer tomar conta de nós? Será que alguém vai ligar para um anúncio destes para nos entregar? Será que há alguém com uma casa com muitas "celas" onde alimenta e limpa os idosos?
Não sou contra quem cuida de idosos e lhes dá o afecto que muitas vezes eles necessitam, aliás, dou imenso valor a isso!
Deve ser fantástico chegar a velhinho e ter tanto para contar, uma longa vida...mas ainda melhor será ter alguém que nos escuta com atenção e carinho.
Não gostei da maneira como este anúncio foi redigido. Espero, e isto é muito sincero, que a pessoa que redigiu o anúncio não seja, com os idosos que quer cuidar, a amargura das palavras que preenchem o anúncio.
Há que ser profissional, mas quem disse que carinho e afecto não fazem parte do profissionalismo?
António Campos Soares