terça-feira, 11 de agosto de 2009

Felizes os que amam o Senhor

No passado Domingo, dia 09 de Agosto de 2009, fui às festas populares de A-Ver-O-Mar, em honra de Nossa Senhora das Neves. Não, não fui em peregrinação, fui mesmo para ir ver o Quim Barreiros e, talvez, dar um pezinho de dança mas, como depois tinha de conduzir, tal façanha não se proporcionou como nos velhos tempos de Enterro, mas isso são outras histórias.
Tinha eu chegado à zona das festas e o concerto ainda não tinha começado. Estava com a minha namorada e com algumas amigas dela e, então, decidimos entrar na igreja. Em tantos anos de prática de catolicismo, nunca me tinha apercebido de um infeliz pormenor.
Entrei na igreja e do lado direito, de onde tinham removido os bancos, estava uma fila de santos. Pus-me a observá-los um a um (Santo António, Nossa Senhora de Fátima, São Pedro, São Sebastião, São Bento e tantos outros) e havia um pormenor comum a todos. Não era a auréola, nem os mantos...era a expressão facial deles. Fiquei, de certo modo apreensivo e sem saber o que pensar. Todos eles tinham rostos tristes, assombrados, nenhum deles esboçava um sorriso. Mas afinal, fazer-se santo não implica ter uma vida plena de bondade, humildade e felicidade? Então, onde estão os sorrisos? A felicidade de que as músicas litúrgicas tanto falam? Nem o Santo António Casamenteiro se ria, nem o São Nicolau rodeado de crianças tinha o tom de avozinho, São Sebastião ainda se queixava das flechas cravadas no corpo e, por fim, Cristo ainda agonizava pregado a uma cruz.
Continuo a ter as minhas crenças mas há coisas que já desapareceram, os factos falam por si, e aqueles rostos não me cativaram...
Não quero de maneira nenhuma pôr nada em causa, mas os santos merecem ser visto com um sorriso!


António Campos Soares

4 comentários:

Anónimo disse...

"Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

António Campos Soares disse...

Nem eu diria melhor =)
Aliás, precisamos de santos com sorrisos =D

Anónimo disse...

João Paulo II foi quem disse isso

António Campos Soares disse...

Esse Homem digno de louvor!

Já agora, quem és?