terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Melhor do que Band Hero...!

Melhor do que Guitar Hero, só mesmo a possibilidade de seres tu a fazer a tua própria bateria, levares a tua bateria para onde quiseres sem necessidade de pegar em grandes malas, poderes tocar onde quiseres (seja numa sala de aula, no autocarro, no comboio, ou até no café), ser da cor que tu quiseres, o modelo que te der na real gana e sem pagar um único tusto...que te parece?

O caso que analisei, já o tinha visto inúmeras vezes (com o João Pedro, no tempo dos Lightning Shadows e, acreditem ou não, ele aprendeu muito assim), no entanto, apenas prestei verdadeiramente atenção ao Nando, quando estávamos a fazer uma gravação. A parte dele estava a ser feita num programa no portátil.

Tim, Pim, Psh, Posh, Tá, Tá...

Lá fui eu prestando atenção aos movimentos que ele fazia e às onomatopeias com que acompanhava os movientos. Sabem que mais, aqui vão elas, experimentem e vejam se não bate certo:

- Tarola: (façam isto de maneira a que o "" produzido seja um som seco);
- Timbalão 1: Tuim (quando produzirem esta palavra, o som de "ui" deve soar da mesma maneira que soa na palavra "muito");
- Timbalão 2: Tão (nada a dizer, a não ser que deve também ser um "Tão" seco);
- Timbalão de Chão: Tum (este não preciso de ser tão seco, aliás, se quiserem fazer algo mais George of the Jungle, podem deixar um "Tum" alongadamente tropical);
- Bombo: Pum ou Tum (dependendo do tipo de sonoridade que quiserem sacar)
- Ride: Tim ou Pim (deixem sempre soar, fica bem, mais credível);
- Crash: Psh (deixem soar o "sh", no entanto, tenham cuidado em relação ao sítio onde o fazem, pois, em locais públicos há muita gente convencida);
- Splash: Posh (os mesmo conselhos e advertências que deixei acima, relativamente ao som, façam um "posh" bem robusto);
- Hi-Hat (ou Pratos de Choques): ts (quando fechados, este convém ser um som mais para o seco, percebem,?) e tsh (quando se abrem os pratos (aqui, neste caso, o "sh" mais prolongado, para lha dar um toque de graça);


Bem , depois de aprenderem isto tudo e tiverem a lição bem estudadinha, arrisquem a reclamar ao Estado por um novo posto de trabalho: INTÉRPRETE DE BATERIA!Ou outros empregos, mas, por favor, sejam criativos! Porque não escrever ritmos para bateria, usando apenas as onomatopeias, por exemplo: Tum, Tum, Tá; Tum, Tum, Tá, We will, we will Rock You, Rock You!


Eu, pelo menos, enquanto o Nando não parava e não se calava, não me cansei de tentar interpretar tudo o que ele fazia.
Espectáculo, hein?

Vá lá, tentem, não custa nada...!

Grande Abraço =)

António Campos Soares


PS - Quanto ao tempos, fazemos à maneira antiga, ou alguém me quer dar uma ajuda?

1 comentário:

Fernando Oliveira disse...

Muito bom este artigo! :) Diga a festa! Tum, tá, tum, tá, tum, tá, tum! xD