quinta-feira, 26 de março de 2009

Tempo


Tempo, tiempo, temps, time, время, zeit…

Sinal da nossa condição mortal, marca do nosso envelhecimento prematuro, caminho para a insanidade profunda e perdição do alento. Quantos de nós não nos fechamos na nossa masmorra, quando pensamos no tempo ou vemos que aquele segundo, que o ponteiro do relógio arrastou consigo, não volta mais?
Aí começa a tortura, o fulminante descender do machado, a corda que aperta cada vez mais até sufocar completamente, deixando-nos como pêndulos…
Os impérios que criámos, tudo o que edificámos, desvanece, não nos imortalizamos. Rendemo-nos como débeis fracos, deixando o tempo triunfar. Tornamo-nos em frutos em pleno apodrecimento, sem sementes que garantam uma linhagem…
Pensaste todo o dia no futuro e, mesmo quando te deitas no teu leito, só pensas no amanhã.
Quando vives?
Fechas os olhos, dizendo “Até amanhã!”, mas amanhã já não é o teu tempo!
Descansa em paz


António Campos Soares


(Imgem por Quitéria Campos)

4 comentários:

Anónimo disse...

esse Descansa em Paz... tão conotado coma morte que fiquei na dúvida. ou não.


Sim, pensamos no Amanhã e esquecemo.nos de viver o Hoje. Já o tento contrariar.


Gosto da tua prosa (:
*

António Campos Soares disse...

Hey! =)
Digamos que quando eu só pensava no Amanhã senti-me a envelhecer prematuramente, via tudo passar-me ao lado...Doloroso existir apenas em detrimento de viver.
Até que ponto descobrimos o verdadeiro sentido do Carpe Diem ao longo da nossa vida? Eu vou lutando por isso...
Obrigado =)*

Anónimo disse...

Por isso é que eu sou apologista do "depois ve.s"... ;)
pois nao me preocupar...e deixar acontecer e tao melhor do que todos os planos que se possa programar... a espontaneadade e o sabor de cada momento é inigualavel...

Luta! Luta porque vale a pena ;D
[carpe diem]

[*]

António Campos Soares disse...

Confesso que o "depois vÊ-se" a principio deixava assi emio à toa, até que o percebi e a verdade è que tens razão....Carpemus Diem [[[*]]]