quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Memórias de Café X - Conversas que já lá vão

Hoje, quando tomava o meu café-da-manhã na varanda da sala de professores e observava os alunos no recreio, apercebi-me que não tinha memórias das minhas conversas de amigos nos tempos de recreio da escola primária. Já lá vão uns bons anos, bem sei…
Lembro-me de jogar às escondidas, de fazer corridas, de preparar o recreio para jogar à carica, de coleccionar as caricas mais espectaculares para competir com os meus amigos, mas não me lembro das conversas.
As crianças estavam sentadas na beira de um muro, conversavam, riam-se, faziam caretas…mas de que falariam? Senti-me curioso!
Tentei, em vão, ir ao mais recôndito cantinho da minha memória buscar algo…
Depois, olhei mais abaixo, lá estavam os alunos mais velhos. Aí sim, lembrei-me das conversas em que se partilhavam experiências, namoriscos, aventuras das férias, miúdas que conhecia, coisas que fazia à socapa, dos meus amigos que, ainda que nos vejamos poucas vezes, rimos até chorar das peripécias de outros tempos….Arriscaria a afirmar que quase as eternizámos já de tantas vezes que as contámos!
Voltei a olhar para as crianças que ainda conversaram e sorriam e, apesar de me continuarem a falhar as memórias daqueles tempos pueris, senti-me capaz de depositar o futuro do mundo naquela felicidade que, espero eu, o tempo não apague…
Soou a campainha, o recreio foi ficando vazio, era hora de ir dar aula….

 
António Campos Soares

2 comentários:

Cristóvão disse...

Conversas de recreio quando éramos petizes... Boa pergunta! Lembro-me dos rapazes compararem as suas sapatilhas de desporto. Quais eram da Nike, da Adidas, da Reebok, etc. Quais eram simples, quais eram do Jordan, quais tinham ar, quais tinham o sistema Pump... Lembro-me falar dos desenhos animados que davam de manhã antes de ir para a escola, por volta das 7h enquanto tomava o pequeno-almoço. Pouco mais mas hão de surgir mais :-)

António Campos Soares disse...

Pois, lembro-me das sapatilhas com luzinhas ou dos relógios digitais, a ver quem tinha o mais avançado! =P
E dos Power Rangers...xD