sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011

A escassos dias de terminar o ano, aqui fica o meu balanço de 2011:

Em Janeiro, os cortes orçamentais na educação começam a ameaçar severamente o ensino privado e cooperativo. O meu emprego começa a estar em risco.

Em Fevereiro, assinei o contrato com a editora Atelier de Letras para a publicação do meu segundo livro. É também lançado o primeiro videoclip de Head Citizen.

Em Maio, os Head Citizen entraram nos Ultra Sound Studios para gravarem o primeiro EP.

Em Julho, foi rodado o segundo videoclip dos Head Citizen para o tema "Noir".
Este mês ainda, fui chamado ao gabinete de recursos humano de um dos sítios onde leccionei para me notificarem que no próximo ano lectivo muito provavelmente não renovariam o meu contrato de trabalho.

A 23 de Agosto, os meus pais celebraram as suas Bodas de Prata dos e a minha irmã, Ana Pedro, foi baptizada.
A 31 de Agosto cessaram os meus dois contratos de trabalho, com nulas esperanças de serem renovados.

O dia 1 de Setembro foi o meu primeiro dia de desemprego e confesso que naqueles primeiros dias não estava muito consciente da minha situação, talvez por ser demasiado optimista. No 2 de Setembro, completei 23 anos.

Em meados de Outubro, conclui oficialmente a minha segunda licenciatura, Línguas e Literaturas Europeias. Neste mês ainda, soube que não fui admitido no mestrado em que pretendia ingressar (Foi o meu primeiro NÃO no âmbito dos estudos). Outubro foi também um mês de praia e bons mergulhos.

Em Novembro, continuei a contar os dias, um a um, em que não recebia uma resposta a alguma das minhas candidaturas de emprego. Em grande parte, culpo o Ministério de Educação pela não actualização das listas de licenciaturas que conferem habilitação própria.

Em Dezembro, continua a contagem e o optimismo vai escasseando e assim culminam quatro longos menos de enorme desalento.

Relativamente a 2012, não haverá muito para dizer, mas aqui ficam algumas novidades e planos:

Continuarei à procura de emprego.
Será publicada a minha segunda obra.
Os Head Citizen terão o trabalho de estúdio concluído e esperamos fazer o seu lançamento, assim como publicar também o aguardado videoclip do tema "Noir".
Voltarei a tentar o mestrado que pretendo seguir e, caso não seja admitido, começo a pensar em fazer as malas e procurar um país que me receba melhor, que dê valor à formação em que investi, à formação que eu paguei, e muitos outros portugueses pagaram, mas que não está a ser recompensada pelo seu esforço.

"Every direction leads me away" Home, Foo Fighters

No entanto, apesar de todo este clima de inquietação e desassossego, façamos pela vida, deixemos a nossa marca e lutemos!
Bem hajam! Bom 2012!
Um abraço amigo,

António Campos Soares

4 comentários:

Inês Sá disse...

O que interessa é não desanimar. Eu também estou como tu, sem trabalho, sem respostas e sem perspectivas para o futuro. 2012 vai ser o ano em que vou fazer as malas e procurar outro lugar para ficar. É uma enorme frustração estar num país em que o próprio primeiro ministro diz aos jovens licenciados para sair do próprio país. Se nem ele acredita, como vamos nós manter o espírito positivo? Mas bom, o que interessa é não desanimar e continuar à procura. Bom 2012 para ti!

António Campos Soares disse...

Eu tenho feito tudo o que posso para não desanimar. Eu vejo nessa proposta de emigração do primeiro ministro um escape para descartar responsabilidades.
Depois de vários anos cá a pagar propinas é essa a solução que nos apresenta? E que tal um pouco mais de coerência ou responsabilidade social? Se reduzissem os "tachos", poderiam investir em criação de mais posto de trabalho...entre outras coisas que toda a gente sabe.
Mas nós continuaremos a lutar e acreditando nas palavras dos Muse "Rise up and take the power back, it's time that
The fat cats had a heart attack, you know that
Their time is coming to an end
We have to unify and watch our flag ascend [...] We will be victorious"

Bom ano, Inês!

Cristóvão disse...

Caloirinhos, não desanimem, acreditem em vocês, tanto nas vossas competências técnicas como nas vossas características pessoais. Continuem em apostar em vocês, lutem para serem felizes e ignorem os comentários que vos tentam deitar abaixo. E quando precisarem de serem reanimados, digam qualquer coisa que energia positiva aqui não falta.
Feliz 2012!

António Campos Soares disse...

Caro Imperador Cristóvão,

Grato pelas tuas palavras de motivação. Espero que possas ter razão.
Apesar de todo o pessimismo que, por vezes, me desanima, há algo optimista cá dentro que me faz acreditar que as coisas virão a ser bem melhores.
Um Bom Ano para ti com muitos sucessos!
Grande Abraço,

António Campos Soares