segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tenham pena e caridade, deixaide uma esmolinha!

Há certas coisas que nos dão pena, outras deixam-nos a pensar e outras que nos obominam...Que nos fazem querer escarrar e espezinhar determinadas bestas hediondas. Desculpem alguns vocábulos, mas não encontro sinónimos mais suaves.
Era dia de Páscoa e lá tive eu que ir à missa. Fiquei à porta de igreja para que, mal acabasse a missa, me pudesse esquivar porque estava a dar um filme porreiro na televisão! Mal acaba a missa e dou meia volta para ir para casa, deparo-me com algo abominável, hediondo, deprimente, miserável:
Um homem, com os seus 50 anos, sentado no chão, com a sua filha, de uns 16 anos, ao colo, dizia bem alto, "Tenham pena e caridade, deixaide uma esmolinha!"
A filha, podre criatura, tão sujinha, tinha metade do rosto queimado (creio que a queimadura se prolongava até metade da cabeça também, mas isso, não é o que importa). O homem exibia aquela marca da filha que estava ali deitada no seu colo. "Tenham pena e caridade, deixade uma esmolinha!"
O hediondo e miserável chegou quando vi que aquela besta de homem, sempre que a filha se mexia ou erguia a cabeça, a empurrava para baixo ou lhe dava um valente sopapo para que ela voltasse à posição de exibição. "Tenham pena e caridade, deixaide uma esmolinha!" e mais um sopapo na triste criatura.
O que é certo é que muita gente ingénua ou estúpida, certamente, lá ia dar uma esmolinha.
Fiquei uns valentes minutos a olhar a cena.
"Tenham pena e caridade, deixaide uma esmolinha!" e a sua mão enchia-se cada vez mais, creio que no fim, em vez de sopapos, ia dar murros na filha, pois, não me cheira que a besta abriria mão das esmolinhas, que não duvido que fossem para encher apenas a sua pança ou para mais umas canecas e quando chega a casa não há piedade nem caridade, pois, pelo que vi, pagarão a mulher e quantas filhas viverem naquele lar.
Fui-me embora, tentando não pensar mais naquilo, mas era inevitável...Aquela besta não merece nem pena nem caridade!

António Campos Soares

3 comentários:

Anónimo disse...

essa besta merece uma queixa na polícia, segurança social . uma instituição responsável!

Igor disse...

De facto, essa besta não merece nada. Não quer trabalhar e usa o "problema" da filha para ganhar dinheiro para o vinho; também duvido muito que essa ajuda chegue à família... abraço

António Campos Soares disse...

Enfim, gente rude que se usa da sua miséria para fazer a miséria dos outros maior ainda...a perda da dignidade!