quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Memórias de Café XIV - Perfeita obra de arte

Madrid, 10.08.2010

Hoje estive no Museu do Prado. Deleitei-me com algumas peças, mas a verdadeira obra de arte, encontrei-a fora do museu, enquanto descansava no jardim.
Um menino, que teria os seus três ou quatro anos, caminha com o seu andarilho, em direcção aos pais e ao irmão que, como eu, estavam a ver um guitarrista a tocar a "Spanish Caravan".
O menino trazia agarrada, com força, na sua mão, uma moeda para dar ao guitarrista. Chegou-se pertinho e, ao atirar a moeda, faltou-lhe força e a moeda caiu fora do estojo que o guitarrista abria para receber um pequeno contrinuto de quem passava. O irmão do menino, um pouco mais velho do que ele, aproximou-se e pegou na moeda, no entanto, ao contrário do que eu esperava, devolveu a moeda ao seu irmão, dizendo-lhe "vamos, otra vez" e o menino consegui.
A família seguiu junta e feliz!
Eu contemplei o momento, estático, com lágrimas nos olhos, sorrindo...


António Campos Soares

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me tão bem desse momento, foi dos mais marcantes da minha vida. Não só pela força e coragem do miúdo que luta todos os dias para ter um lugar na sociedade, como do irmão que deixa e ajuda o irmão a ocupar esse lugar com toda a dignidade. Já não se vê pais a educar desta forma, crianças tão novas e com valores e uma força invejável =)...

Ainda há gente muito bem formada, ao contrário do que se diz por ai...

[[[*]]]R