quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Músicas para Escrever VIII, Mogwai - Take Me Somewhere Nice


Caminhava só e era noite. Guiava-me a luz da lua cheia que criava contornos e silhuetas ao longo do caminho, como se todos os ramos das árvores fossem braços estendidos na ânsia de um abraço que aquecesse aquela noite gélida. Parei para descansar e senti que alguém respirava ao meu lado, partilhando comigo aquele amontoado de folhas. Não fui capaz de dizer nada. Se seria medo ou qualquer outra sensação, não sei dizê-lo. Talvez estivesse demasiado concentrado em tudo o que ali me ocupava o pensamento e esse alguém falou. Perguntou-me, numa voz doce de quem convida a um desabafo, se eu era feliz. Não soube responder. Agora os meus pensamentos eram outros: rostos de pessoas eram constantes no meu pensamento, algumas delas afirmavam com todo o fervor que eram felizes (e eu perguntava-me: até quando?), algumas diziam-me que nunca experimentaram essa sensação (e eu queria abraçá-las), outras já não recordavam o que era a felicidade (padeciam do luto a partir do momento em que a esperança havia sido sepultado à sua frente). Nenhuma daquelas imagens me ajudava a responder a essa pergunta desse alguém que ainda não havia visto o rosto. Esse alguém, de voz doce, voltou a repetir-me a mesma questão.
[Ser feliz implicará ter tudo o que ser quer ter?
E se eu quiser ir lutando por ter sempre algo novo para não chegar a um momento de estagnação por ter tudo e deixar de lutar mais, caindo num terrível e dilacerante comodismo? Não seria um suicídio ilegítimo?]
Como se vagueasse nos meus pensamentos, esse alguém passou-me a mão pelas costa e deixou cair a cabeça sobre o meu ombro. A luz da lua numa viçosa esperança iluminava cada vez mais o caminho e eu não via o fim. E para que precisaria eu de vê-lo? Voltaria ao início daquele enigma...
Deixei-me cair para trás, numa queda que parecia eterna e, sem recordar-me do momento em que o meu corpo repouso sobre as folhas secas e estaladiças de Outono, adormeci. O despertar foi esplêndido e inefável. Já não existiam escombros até onde os meus olhos conseguiam enxergar, as planícies secas que estavam para lá das árvores, ontem despidas e hoje estão vestidas de um verde lustroso, tinham florescido, por baixo de mim amparava-me agora a erva fresca e, no caminho que havia percorrido, não era apenas um par de pegadas que o havia marcado, mas sim dois.




Sem comentários: